A BA Cup NÃO permite atos de agressividade, condutas discriminatórias, racistas ou xenofóbicas de qualquer tipo, verbal ou física. A realização dessas faltas acarretará a expulsão automática da equipe e/ou participante do torneio.
1) Responsabilidades dos Técnicos e/ou Responsáveis por cada equipe
E responsável pelo comportamento de si mesmo, pelo comportamento de seus jogadores, ajudantes técnicos, pais e/ou acompanhantes, dentro e fora dos campos de jogos, e em todos os locais oficiais utilizados pela organização para a realização da copa, durante os dias do evento (hotéis, clubes e proximidades, campos, transportes, restaurantes, lugares de lazer, etc.) utilizados pela organização para o desenvolvimento da copa durante os dias do evento.
Deve-se respeitar os regulamentos, o árbitro e seus assistentes, jogadores, vigias, autoridades da copa e o público em geral. O árbitro, seus assistentes e observadores entrarão em contato com ele em caso de conduta imprópria de seus jogadores, assistentes de sua equipe e público acompanhante, da mesma forma que ele pode ser avisado ou advertido por qualquer uma dessas razões.
O diretor técnico e / ou delegado responsável tem o direito de fazer uma quitação perante o T.D. , em caso de desacordo com as decisões tomadas pelo árbitro e / ou seus assistentes e observadores. O mesmo deve ser feito imediatamente após o término da reunião, assinado e entregue às autoridades do evento.
A BA Cup não permite nenhum tipo de agressão ou ato hostil, tanto verbal quanto físico, por parte de qualquer participante da copa, sejam eles jogadores, ajudantes técnicos, pais e/ou acompanhantes, dentro e fora dos campos de jogos.
2) Sanções de Disciplina Sobre desconto de pontuação e expulsão do evento por condutas de indisciplina
A) Ao Corpo Técnico
Serão descontados da equipe, 02 (dois) pontos na tabela de pontuação e classificação devido à expulsão de qualquer integrante do Corpo Técnico por queixas exacerbadas, reclamações recorrentes ou qualquer outra conduta desrespeitosa, considerada por árbitro, seus assistentes e/ou colaboradores do torneio.
B) Às Equipes Participantes
Notas
C) Ao Público Acompanhante
Após segundo aviso feito ao corpo técnico, referente às condutas de indisciplinas por parte do público acompanhante, árbitro e colaboradores do torneio poderão determinar suspensão de partida, e o TD determinará a sanção aplicável ou expulsão da equipe do torneio, baseado nas informações providenciadas por árbitro, assistentes e/ou colaboradores do torneio.
O público acompanhante que entre no campo de jogo em situações de tumulto, desavenças ou desordem, acarreta a expulsão direta da equipe do torneio.
Importante:
Toda e qualquer pessoa que não cumpra com as normas de respeito será convidada a se retirar do evento.
D) Aos Jogadores
NOTA: O jogador que for expulso por DOBRE CARTÃO AMARELO poderá participar da próxima partida.
O jogador que for expulso e, no próximo jogo, for expulso novamente, automaticamente ficará suspenso por uma (1) partida ou mais, conforme a gravidade do caso.
Artigo 1 – Motivos pelos quais jogadores receberão 01 (uma) data de suspensão
a) Jogador que abandone o campo de jogo como ato de desconformidade diante de falhas da arbitragem, ou que por qualquer outro motivo, perturbe o habitual desenvolvimento do evento.
b) Jogador que entre ou abandone o campo de jogo sem autorização por parte do árbitro e/ou assistentes.
c) Jogador que desacate uma ordem dada pelo árbitro, ou demore em cumprir a mesma; que atrase e impeça a continuação do evento.
d) Jogador que com gestos ou atitudes venha a induzir falha da arbitragem; jogador que simule lesões.
e) Jogador que seja expulso por ação violenta, último recurso ou advertência dupla.
Artigo 2 – Motivos pelos quais um jogador será sancionado com 02 (duas) ou 03 (três) datas de suspensão
a) Jogador que ao se queixar por falhas se dirija com gestos indevidos ou agressivos ao árbitro ou qualquer um de seus assistentes, e colaboradores do torneio.
b) Jogador que ameace, ofenda, insulte e agrida verbal ou fisicamente, ou falte com respeito ao árbitro, ou a qualquer um de seus assistentes, e colaboradores do torneio.
c) Agressão, tentativa, dano, insulto, ofensa ou qualquer outro tipo de falha de comportamento, para com árbitro e/ou seus assistentes, cometida dentro ou fora do campo de jogo, será devidamente punida.
d) Jogador que agrida ou tente agredir fisicamente ao outro por qualquer meio; cuspa ou arremesse a bola de forma violenta contra alguém. Caso a agressão aconteça em local afastado ou em situação de bola parada, a falta será considerada ainda mais grave.
e) Jogador que seja expulso por agressão verbal, provocação, ameaça, gesticulação indevida contra oponentes e/ou companheiros.
Artigo 3 – Atos de indisciplina contra o público espectador
a) Gestos obscenos, insultos, danos, ameaças ou tentativas resultarão em 04 (quatro) datas de suspensão.
b) Cuspir contra ou arremessar objetos acarretará em expulsão definitiva do torneio.
c) Agressão física ou participação efetiva em tumultos resultará em expulsão definitiva do torneio.
Artigo 4
Caso um jogador figure nas reclamações do árbitro por cometer infrações previstas neste regulamento, ainda que não haja sido expulso ou advertido, ao mesmo lhe serão aplicadas as devidas e determinadas sanções.
Artigo 5
Será de competência e responsabilidade do TD vir a sancionar o capitão da equipe por conta de situações de violência e indisciplinas, caso o árbitro não possa detectar o específico infrator. Quando suspenso o capitão da equipe, o TD poderá impor, como assessoria, a pena de inaptidão para exercer a função.
Artigo 6
Toda e qualquer infração não prevista neste regulamento será conduzida pelo TD, seguindo sua similaridade com outro artigo, e levado em consideração o espírito do mesmo.
Artigo 7
Quando o TD considerar necessário, o mesmo poderá dar lugar à participação ou encaminhar algum caso à Comissão Organizadora da BA Cup. Nas situações onde ocorra agressão individual ou coletiva de relevância, a Comissão Organizadora será responsável por adotar e aplicar medidas e sanções pertinentes.
E) Aos técnicos responsáveis pelas equipes participantes
Artigo 8
Os mesmos deverão manter ciência e respeito ao regulamento, ao árbitro, a seus assistentes, aos colaboradores do torneio, aos jogadores e ao público em geral.
Artigo 9
Os mesmos serão responsáveis pela própria conduta, e também pela conduta de seus jogadores, assistentes e seu público acompanhante.
Artigo 10
Árbitro, assistentes e colaboradores da copa se dirigirão aos mesmos em caso de conduta indevida por parte de seus jogadores, espectadores, acompanhantes, e seu público em geral.
Artigo 11
O árbitro poderá sancionar os técnicos e responsáveis com advertência ou expulsão, em caso de conduta inapropriada.
F) Ao público em general
Artigo 12
Os mesmos deverão manter ciência e respeito ao regulamento, ao árbitro, a seus assistentes, aos colaboradores do torneio, aos jogadores e ao público oposto e em geral.
Artigo 13
Árbitro e/ou assistentes estão autorizados em parar a partida caso identifiquem alguém do público sob conduta inapropriada ou incorreta (gritos ou hinos fora de contexto), e expulsar do local o infrator, onde previamente serão informados os responsáveis técnicos do país de origem.
O torneio de futebol amador da BA Cup é recreativo, educacional e formativo, com o objetivo de promover os valores do esporte e da competição saudável.
BA CUP repudia qualquer manifestação e conduta contrária a essas premissas.