REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 E FUTEBOL 8  BA CUP

 O futebol 7 e futebol 8 respeitam ao máximo às regras da FIFA para futebol 11, contudo, existem algumas diferenças que dependem das adaptações feitas para esta modalidade de futebol em específico. 

Por tanto, é indispensável que cada jogador inscrito nessa modalidade, leia e se familiarize com o descrito a seguir. 

 

REGRA No. 1 – DA BOLA 

Será utilizada bola de número 5 de quicada completa para categorias Masculino +60, +48, +35 e Feminino +50 y +35. Os arcos (Gols) têm medida de 5 x 2 metros. 

Será utilizada bola de número 4 de quicada completa para categorias 2014-2015 e 2017-2018. Os arcos (Gols) têm medida de 5 x 2 metros. 

 

REGRA No. 2 – DO NÚMERO DE JOGADORES 

FUTEBOL 7: A partida será jogada por duas equipes formadas por SETE jogadores cada uma, dos quais um será denominado como goleiro. A partida não começará se uma das equipes tiver menos que CINCO jogadores. 

As equipes poderão substituir quantos jogadores desejarem. O jogador substituído poderá voltar a entrar em campo (TROCA COM VOLTA). 

O treinador poderá estar no campo, dentro de sua área técnica e determinada, para dar instruções aos jogadores. Caso uma equipe, por expulsão ou lesão de algum de seus integrantes, fique reduzida a quatro jogadores em campo de jogo, se dará por finalizada a partida, sendo determinado como perdedor a que motivou a suspensão. 

*A categoria +60 Masculino permite dois jogadores de campo e um goleiro com até dois anos a menos que a idade mínima. 

FUTEBOL 8: A partida será jogada por duas equipes formadas por OITO jogadores cada uma, dos quais um será denominado como goleiro. A partida não começará se uma das equipes tiver menos que SEIS jogadores. As equipes poderão substituir quantos jogadores desejarem. 

O jogador substituído poderá voltar a entrar em campo (TROCA COM VOLTA). O treinador poderá estar no campo, dentro de sua área técnica e determinada, para dar instruções aos jogadores. Caso uma equipe, por expulsão ou lesão de algum de seus integrantes, fique reduzida a seis jogadores em campo de jogo, se dará por finalizada a partida, sendo determinado como perdedor a que motivou a suspensão. 

 

REGRA No. 3 – DA DURAÇÃO DE PARTIDA 

– Categoria Masculino +60: O tempo de duração da partida é de 50 minutos, divididos em dois períodos de 25 minutos cada um. 

– Categoria Masculino +48, +35 e Feminino +50 y +35: O tempo de duração da partida é de 60 minutos, divididos em dois períodos de 30 minutos cada um. 

– Categoria 2014-2015 e 2017-2018: O tempo de duração da partida é de 50 minutos, divididos em dois períodos de 25 minutos cada um. 

Haverá um descanso de 5 minutos na troca de campo, entre primeiro e segundo tempo. 

 

REGRA No 4. – DO JOGO: INÍCIO E CONTINUAÇÃO 

4.1. No começo do jogo ou após um gol de qualquer equipe, o jogo será reiniciado com um tiro livre direto, da metade do campo de jogo. 

4.2. Com a bola em jogo, quando o goleiro agarrar a bola em sua própria área penal, poderá seguir com o jogo arremessando a bola unicamente com a mão. Ainda assim, sair, jogando com a mão, e logo, estando fora de sua própria área, continuar com os pés. 

4.3. NÃO SÃO PERMITIDOS CHUTES DE VOLEIO (BICICLETA) PELO GOLEIRO. Não é permitido que o goleiro, em posse da bola, a jogue com suas mãos e um companheiro realize o chute de voleio (bicicleta). 

Não é permitido que o goleiro, ao entrar em contato com a bola com as mãos, faça um auto-lançamento fora de sua área, fazendo a bola quicar e depois realizando uma volei. Indefectivelmente, ele deverá jogar a bola com as mãos ou rolando no chão. 

 

REGRA No. 5 – TIRO DE META E LATERAL 

Ao sair a bola impulsionada pela equipe adversária, conforme com as margens frontais do campo (linha de meta), será marcado o tiro de meta. O goleiro ou qualquer jogador de campo poderá realizar o tiro de meta, apoiando a bola no chão, desde qualquer ponto da área de meta. NÃO SERÁ PERMITIDO QUE NESTE TIRO DE META, A BOLA PASSE DE FORMA AÉREA A LINHA QUE DIVIDE O CAMPO. 

No tiro de meta, uma vez que a bola esteja na área, o jogador rival mais próximo do mesmo deverá respeitar a distância regulamentar de 5 metros da linha da área. 

A lateral será feita com ambas as mãos e NÃO poderá entrar na área rival de forma direta, mas SIM cruzá-la de forma aérea. Caso a mesma entre na área e tenha contato com o campo/grama, com qualquer jogador ou gol, será considerada lateral, a ser cobrada da metade do campo para a equipe defensora. 

 

REGRA No. 6 – DAS FALTAS E TIROS LIVRES 

Os tiros livres poderão ser diretos ou indiretos. 

Todos os jogadores da equipe infratora deverão permanecer até a execução do tiro livre a uma distância não menor a 5 metros de circunferência desde onde está a bola. 

O futebol 7 e futebol 8 respeitam ao máximo à regra 12 (Faltas e Incorreções) da FIFA para futebol 11. 

 

Contudo, a seguir são mencionados pontos de destaque: 

– Será considerado tiro livre indireto para a equipe adversária caso um goleiro cometa, dentro de sua área de meta, uma das seguintes infrações: 

  • Demore mais de seis segundos para colocar a bola em jogo, após ter controlado a mesma com suas mãos, OU 
  • Volte a tocar a bola com as mãos após ter colocado a mesma em jogo, e sem que qualquer outro jogador a tenha tocado, OU 
  • Pegue a bola com as mãos depois que um jogador de sua equipe a tenha tomado com o pé, OU Pegue a bola com as mãos depois de ter recebido-a diretamente de um tiro de lateral lançado por um companheiro. 

 

– Se concedido ainda assim um tiro livre indireto para a equipe adversário se um jogador de campo, segundo o árbitro: 

  • Jogue de maneira “perigosa”, OU 
  • Faça barreira de forma INTENCIONAL, disputando a bola (NÃO SÃO PERMITIDAS RASTEIRAS). 

A RASTEIRA PUNIDA SERÁ AQUELA QUE POSSA PRODUZIR RISCO FÍSICO AO OPONENTE, PODENDO HAVER TIDO CONTATO OU NÃO COM O MESMO (ESPÍRITO DO REGULAMENTO). A ÚNICA RASTEIRA PERMITIDA EM DISPUTA PELA BOLA É A DO GOLEIRO, DENTRO DE SUA PRÓPRIA ÁREA PENAL. FORA DA MESMA, O GOLEIRO É CONSIDERADO UM JOGADOR DE CAMPO. 

O tiro livre indireto cometido e sancionado dentro da área de meta, será executado desde o lugar mais próximo onde aconteceu a infração, sendo que a bola deverá estar apoiada sobre a linha da área de meta. 

  • O goleiro não poderá tocar ou pegar de volta a bola com as mãos, após haver colocado-a em jogo e sem que qualquer outro jogador a tenha tocado (entende-se intenção de jogo como soltar a bola, e fazê-la rolar pelo chão para passe ou tiro). 

REGRA No. 7 – O PENALTI 

– Será considerado pênalti qualquer falta de tiro livre direto realizada pela equipe defensora, dentro de sua própria área. 

 

REGRA Nº 8 – O IMPEDIMENTO (OFFSIDE) 

Não haverá impedimento tanto no futebol 7 quanto no futebol 8. 

 

Observação: 

QUALQUER OUTRO PONTO NÃO ESPECIFICADO NESTE REGULAMENTO, SERÁ CONSULTADO NAS REGRAS DE FUTEBOL 11 DA FIFA. 

BA Cup::